" /> Facebook anuncia nova cor e visual da rede social para PC e celular | dcriações

Por Giulia Araújo, para o TechTudo

O Facebook anunciou que a rede social vai ganhar novo visual na versão para PC e no aplicativo disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Nesta terça-feira (30), Mark Zuckerberg divulgou a completa reformulação de interface da plataforma, que deixa de usar o tom azul para adotar uma aparência mais simples e clara, com predominância da cor branca. O serviço também promete ficar mais rápido e imersivo, além de estar mais focado em grupos.

As plataformas do WhatsApp, Instagram e Messenger também vão passar por alterações. O mensageiro vai ganhar uma função útil para empresas exibirem seus produtos e serviços. O aplicativo de fotos e vídeos terá novas possibilidade na câmera para Stories, além de compras nativas e funções baseadas em realidade virtual. O chat do Facebook vai ter criptografia de ponta a ponta e sistema de compartilhamento de Stories. Os anúncios foram feitos durante a F8, conferência anual para desenvolvedores que ocorre em São Francisco, na Califórnia, EUA, até esta quarta-feira (1).

Messenger

Conhecido também por M4, o novo aplicativo Messenger tem a intenção de ser o mensageiro mais rápido, confiável e seguro do mundo. Com um design renovado, a empresa garante que ele gastará menos bateria e terá criptografia de ponta a ponta. O método de segurança impede a interceptação dos dados compartilhados na plataforma por terceiros. A empresa promete que nem mesmo os desenvolvedores terão acesso a conteúdos restritos dos usuários

Compartilhamento de stories

A plataforma vai trazer a possibilidade de compartilhar Stories com amigos e família. Ainda com foco na privacidade das informações, os usuários poderão definir com quem irá compartilhar seus momentos desde o primeiro dia de uso.

Aplicativo criptografado

Como foi anunciado por Zuckerberg, a companhia tem por o objetivo central unir tecnologia e segurança. Por isso, o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook passa a contar com um sistema de criptografia de ponta a ponta para proteger as suas mensagens e arquivos. Segundo informações da empresa, o acesso aos dados será vetado a hackers, governos e até mesmo aos desenvolvedores da plataforma.

WhatsApp

Na apresentação feita no evento, além das novidades que o WhatsApp tem investido nos últimos anos, os desenvolvedores abordaram as novas transformações que o mensageiro mais popular do mundo passará nos próximos meses.

Bussiness Catalog

O item “Bussiness Catalog” é exclusivo para firmas e permite que o WhatsApp, já usado em transações comerciais, continue a se desenvolver. A partir dessa ferramenta, as companhias poderão colocar seus catálogos de produtos e serviços disponíveis. Assim, clientes em potencial vão conseguir acessá-los e acompanhar a disponibilidade dos artigos em tempo real.

Recurso para empresas permitirá um sistema mais dinâmico e informativo para os negócios — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Facebook

Chamado também por F5, o aplicativo terá mudanças significativas para os usuários. Com novo foco, a rede social muda o seu eixo de amigos para comunidades, além de apresentar mudanças no layout e novas ferramentas integradas. A novidade deve chegar primeiro no app, enquanto o Facebook para computador começa a receber a mudança nos próximos meses.

Novo Design

A ferramenta terá um novo design mais interativo e intuitivo. De acordo com o CEO Mark Zuckerberg, a transformação será drástica. “Ele nem é mais azul”, brincou o executivo e fundador do serviço. Além de oferecer modo noturno e layout mais moderno, o Facebook também terá ferramentas específicas para as comunidades.

Comunidades como ponto central

O foco do Facebook se manteve nos amigos, porém aparentemente isso está prestes a mudar. Na reformulação anunciada do aplicativo, as comunidades se tornarão o ponto central de investimento. Com ferramentas de “sugestão de comunidades” mais desenvolvidas, o feed também vai incorporar recursos para grupos e ferramentas de interação simultânea.

Facebook Dating

Em um esquema parecido com redes de relacionamento, como o Tinder, o app também contará com uma plataforma voltada para esse mesmo intuito, o Facebook Dating. Nela, os interessados poderão paquerar online. Para preservar a privacidade dos usuários, as contas do Dating e do Facebook oficial não serão vinculadas. Ou seja, nem tudo que for postado no feed normal, será exibido no “Dating”. O recurso foi lançado no Brasil nesta terça-feira (30).

Secret Crush

Outra ferramenta de paquera anunciada foi o Secret Crush. Com ele, o usuário pode adicionar a pessoa pela qual ele tem interesse em um lista. Caso a pessoa o adicione de volta, eles dão “match”. Nada ocorrerá se a pessoa de interesse não o adicionar. A privacidade também é mantida nessa função, pois a pessoa desejada não sabe em qual lista está vinculada.

Instagram

Com funções para usuários e empresas, o Instagram promete ferramentas que combinam a experiência privada e pública de maneira inédita. Para as corporações, novidades como a compra de produtos pela plataforma foram divulgadas. Já para os usuários poderão desfrutar de medidas para um ambiente mais seguro.

Nova câmera

A câmera foi aprimorada com possibilidades de uso originais. Na seção para conteúdos temporários, a plataforma dispensa a necessidade incluir um foto ou vídeo para publicar um Stories. Dessa forma, opções como Enquetes ou Perguntas podem ser aplicadas sem a necessidade um fundo, a ideia é facilitar a interatividade. A aposta foi denominada “Modo de Criação” e permite que aos interessados compartilhar apenas GIFs, Testes ou Stickers de maneira mais prática.

Compra de produtos pelo Instagram

A partir da próxima semana, os usuários vão conseguir usar o Instagram como plataforma de compra, pois será integrado um recurso nativo que permite adquirir roupas ou objetos, por exemplo, sem sair da rede social. A ferramenta dispensa contato via Direct ou redirecionamento a páginas de terceiros.

×